pensam os homens que, reinaugurando essa criança, reinauguram o caderno onde são escritas as nossas aventuras mundo afora.
como se fosse consagrado, nestes dias, um caderno novo, e a aventura maior, que é viver, estivesse em ponto de vôo, e explodissem as sementes a serem semeadas nos campos que cruzamos e cruzaremos.
que, desta vez, esse caderno, no qual escrevemos as nossas dores & delícias, não perca sua atração casadoura para o dente, e possa, enfim, o ferro comer a ferrugem, não o contrário, possa o dente roer a cárie, não o contrário, o “sim” comer o “não”, não o contrário.
coragem grande é poder dizer sim (caetano veloso).
deixemos que se escreva no caderno, como cabeçalho para todo & qualquer texto que nele publicarmos:
sim à vida!
beijo bom em todos!
paulo sabino. / paulinho.
_______________________________________________________________________________________________________
(do livro: A educação pela pedra e depois. autor: João Cabral de Melo Neto. editora: Nova Fronteira.)
CARTÃO DE NATAL
Pois que reinaugurando essa criança
pensam os homens
reinaugurar a sua vida
e começar novo caderno,
fresco como o pão do dia;
pois que nestes dias a aventura
parece em ponto de vôo, e parece
que vão enfim poder
explodir suas sementes:
que desta vez não perca esse caderno
sua atração núbil para o dente;
que o entusiasmo conserve vivas
suas molas,
e possa enfim o ferro
comer a ferrugem,
o sim comer o não.
(1952)
Deixe um comentário