SOBRE A DEMOCRACIA

_____________________________________________________________

há pouco tempo, num bate-papo a respeito de política, uma pessoa verdadeiramente bem intencionada utilizou um tipo de discurso que é muito comum entre as pessoas que defendem a LIBERDADE & a DEMOCRACIA.

 escreveu a pessoa sobre por que acredita que o POSICIONAMENTO DEMOCRÁTICO seja ACEITAR TODA & QUALQUER OPINIÃO sobre FORMAS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA:
 
 
“Entendo a sua posição, mas acho que em um estado de direito TODAS as formas de pensamento devem ser respeitadas, desde a extrema direita até a extrema esquerda.
 
(…)
 
O que não podemos é impedir que pensamentos contrários aos nossos sejam expostos. Aí nos tornamos tão ditadores quanto aqueles.”
 
 
esse é um discurso muito comum, discurso corrente; acredito que muitos dos meus amigos, pessoas boas, pessoas bem intencionadas, assim como a pessoa que escreveu as linhas acima, pensam assim. eu, não. porque, no fundo no fundo, enxergo uma questão dialética SÉRIA.
 
eis a minha resposta:
 
 
“Mas existe um problema na questão proposta: se consideramos que o estado é um estado de DIREITO, isto é, se consideramos que o estado é um estado onde os DIREITOS DOS CIDADÃOS DEVEM SER ATENDIDOS, portanto, RESPEITADOS, isso significa dizer que, num ESTADO DE DIREITO DE TODOS OS CIDADÃOS, não devem existir formas políticas que RESTRINJAM DIREITOS DE DETERMINADOS GRUPOS DA SOCIEDADE.
 
O grande problema é que uma posição política, por exemplo, FASCISTA, uma das facetas da extrema direita, das mais radicais, evidentemente, EXCLUI O ESTADO DE DIREITO DE ALGUNS GRUPOS SOCIAIS (negros, homossexuais & mulheres) por conta de PRECONCEITOS que, mais do que sabido, como todos os preconceitos, são INCABÍVEIS depois de tantas comprovações sócio-culturais & científicas. É mais do que sabido que negros, homossexuais & mulheres não possuem nada de diferente do macho adulto branco sempre no comando (como bem disse Caetano Veloso).
 
Portanto, para que um estado GARANTA A SOBERANIA DE EXPRESSÃO DE TODOS OS CIDADÃOS é preciso garantir formas de organização política que priorizem exatamente os direitos que, em certas formas de organização, como na ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DE CUNHO FASCISTA, portanto, organização de EXTREMA DIREITA, são RETIRADOS DE DETERMINADOS GRUPOS SOCIAIS. Esse tipo de organização NÃO MERECE RESPEITO PORQUE NÃO RESPEITA DIREITOS.
 
Isso é um princípio básico: EXIGE RESPEITO? POIS, ANTES, RESPEITE.”
 
____________________________________________________________ 
 
fica a minha questão: RESPEITO DEVE-SE A QUEM RESPEITA.
 
POSICIONAMENTO DEMOCRÁTICO NÃO DEVE ACEITAR POSICIONAMENTO ANTI-DEMOCRÁTICO.
 
isso é incoerente: dar voz a quem deseja cortar vozes(!).
 
beijo todos!
paulo sabino.
Anúncios

4 Respostas

  1. Boa reflexão Paulinho!
    A CF 88 proibe a formação de organizações de caráter Fascista(o que comporta um certo grau de subjetividade jurídica). Entretanto, garante também a liberdade de organização o que possibilita que tais grupos, ao não se manifestarem públicamente, vivam na clandestinidade e divulgue suas idéias (outro dia eu e sabrina vimos carecas distribndo panfletos no calçadão).
    Mas o que acho o principal elemento a ser destacado nesta questão sobre a democracia é que sua instabilidade interna faz com que as forças progressitas estejam constantemente denunciando as propostas totalitárias, e isso é a principal profilaxia aos ventos autoritários. Seu post comprova isso!
    Abração!!!

    • Andrezinhoooooo!

      Que bom te ter por aqui!

      Pôxa, suas palavras são lindas, tá tudo confirmado (rs)!

      SAUDADES!

      Precisamos nos ver + Brina.

      Beijo GRANDE!

  2. Adorei Paulinho. Acho que mandou bem empostar. 🙂
    Aproveitei e li os dois posts anteriores. Me emocionei. Deu saudade.
    Bjs e até breve (para matar as saudades 🙂

    • Ficou bacana, né?

      Eu também achei!

      Beijos & até!

      Sôdade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: