(Algumas das prateleiras do Paulo Sabino.)
(Paulo Sabino responde a pergunta solicitada.)
______________________________________________________
“Meu caro, muito obrigado. Me sinto lisonjeado. Bela fala e belo blog. Um fraterno abraço desde longe”. (Márcio-André)
a convite da minha querida amiga, e poeta, e professora, e diretora-fundadora do selo vidráguas, carmen silvia presotto, participei, no dia 12 de março, de um sarau de poesia realizado na livraria sabor literário (rio de janeiro), respondendo a pergunta:
“por que ler poesia?”
a carmen, há algum tempo, me fez essa pergunta & agora tive a oportunidade de respondê-la na presença de um público querido & interessado no assunto.
para minha grata surpresa, a idealizadora do sarau literário me enviou o vídeo que segue aos senhores, logo abaixo, vídeo de 6 minutinhos, com trechos editados da minha “fala/resposta”. é um vídeo caseiro, mas nota-se um cuidado, está bem tratado.
como base ao que foi dito, dois textos primordiais: um, chamado “notas de um antologista”, do mestre eucanaã ferraz, onde o poeta enfatiza a potencialidade dos versos justamente por trabalharem com o deslocamento da linguagem em todos os níveis & sentidos; o outro, intitulado “a origem da poesia”, do jovem & talentoso poeta márcio-andré, onde ele afirma que a origem da poesia em nada difere da origem do homem, uma vez que, sem poesia, não há sequer a possibilidade do humano.
(ambos os textos publicados neste espaço, no “prosa em poema”.)
a quem interessar possa.
salve a poesia!
salve a sua existência nas nossas!
beijo todos!
paulo sabino.
______________________________________________________
(do site: Youtube. evento: Esparramando poesia — Vidráguas. local: livraria Sabor Literário. 12/03/2015. idealizadora: Carmen Silvia Presotto. Paulo Sabino responde a pergunta: por que ler poesia?)
Deixe um comentário