navegantes,
o poema abaixo é um dos que intitulo como “da minha vida”. desde que o li e o fisguei, tenho-o como grande mote para o que me proponho com as palavras: captar o máximo de significados que elas possam me fornecer. o título das linhas sugere essa busca: “náufrago náugrafo”.
náufrago é o indivíduo que se afunda, que caminha para as profundezas do mar. logo, o “náugrafo” nada mais é do que o “náufrago da grafia”, isto é: “náugrafo” é aquele que se propõe a ir fundo nas linhas, a ir fundo na grafia, na escrita, é o indivíduo que se dispõe a soçobrar nos significados, nas entrelinhas que se desdobram dos textos, não importanto se prosa ou poesia.
genialmente, paulo leminski, um dos meus grandes mestres, poeta por quem possuo a mais alta afinidade, cria um neologismo ao trocar de posição duas letras da palavra que o origina: náufrago “náugrafo”.
sabiamente, utiliza sua observação da palavra “atlântico” para falar do homem que funda nas funduras do ser o seu mundo e a sua lei.
isto, senhores, é o que almejo de mim: ser, sempre, um náufrago náugrafo, o náufrago da grafia, o homem que vai fundo, que vai nas profundezas deste oceano de palavras que me faz e refaz, num molde à deriva de tudo e de todos.
paulo sabino: homem que se deseja lento, vago e profundo, feito o oceano: a—tlââââântico…
contemplem esta arquitetura em versos, vale a mirada!
beijo em vocês, senhores.
paulo sabino / paulinho.
________________________
(do livro: distraídos venceremos. autor: paulo leminski. editora: brasiliense.)
O NÁUFRAGO NÁUGRAFO
a letra A a
funda no A
tlântico
e pacífico com
templo a luta
entre a rápida letra
e o oceano
lento
assim
fundo e me afundo
de todos os náufragos
náugrafo
o náufrago
mais
profundo
Gostei demais do teu blog. Estarei por aqui.
Abraços
Nydia
bom saber, nydia!!
volte sempre, por favor!!